A Educação Fisica e o discurso midiatico : abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?



Trabalho

Ano: 2000

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Ciência do Esporte

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação Física

Programa: Doutorado em Educação Física

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Pires, Giovani De Lorenzi

Orientador: Aguinaldo Gonçalves


Assunto: Educacao fisica,Esportes,Comunicacao de massa,Saude,Formacao profissional,Teoria critica,Industria cultural,Mediacao


Resumo: Resumo: A sociedade contemporânea registra a importância crescente dos meios de comunicação de massa na atribuição de sentidos aos discursos que influenciam na constituição de saberes/fazeres do cotidiano social. Isso também ocorre em relação a cultura esportiva e de movimento, de Onde são recolhidos e didaticamente transformados os conteúdos de ensino/aprendizagem da Educação Física. Assim, entende-se compromisso necessário e urgente da área o desenvolvimento de estratégias de interação com o campo midiático,na construção de conhecimentos e ações superadoras sobre exercício físico/esporte, em favor dos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica. Neste sentido, realizou-se estudo cujo marco teórico de referência baseia-se na aproximação exploratória entre a Teoria Social Critica e a Corrente Latino-americana da Sociologia da comunicação, visando inicialmente: i) recolher fundamentos que possibilitem Compreender criticamente o cenário produzido nas relações entre Educação Física e mídia Esportiva na cultura contemporânea, ii) reunir bases conceituais que subsidiem intervenção de Enfoque emancipatório no âmbito da formação acadêmica. Com tais elementos, procedeu-se pesquisa-ação ambientada em disciplina optativa oferecida aos acadêmicos de Educação Física da UFSC. Para geração de dados diversos recursos e procedimentos foram empregados i):escala de opinião do tipo Likert, ii) diário de campo para registro das atividades de ensino/pesquisa, iii) entrevistas com os alunos, iv) eventos acadêmicos realizados como atividades didáticas da Disciplina. Análise de conteúdo procedida nestes documentos através de diálogo reconstrutivo entre a teoria revisitada e a realidade investigada, permite expressar as seguintes considerações e sugestões: i)adequação do marco teórico-metodológico de referência para análise da realidade e fundamentação de possíveis intervenções, ii,)potencialidade de aproximação entre a Teoria Social Crítica e os estudos de recepção midiática para futuras investigações, iii) necessidade de que estratégias complementares de inserção curricular da temática na formação acadêmica sejam somadas ao formato disciplinar, iv)possibilidade de aplicação da proposta para abordagem de outros temas da Educação Física, igualmente influenciados pela mídia, como sua relação com o campo da saúde


Abstract: Abstract: Not informed.,\$aCiencia do Esporte


Referência: PIRES, Giovani De Lorenzi. A Educação Fisica e o discurso midiatico: abordagem critico-emancipatoria em pesquisa-ação no ensino de graduação. Subsidios para a saude?. 2000. 231p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: